quarta-feira, março 02, 2005

 

Bora ajudar um dos nossos familiares


O Fundo Mundial para a Preservação da Vida Selvagem (WWF) está a promover um peditório para salvar o lince ibérico. Este é o felino mais ameaçado do mundo. Actualmente, há apenas 100 linces nas florestas de Espanha e Portugal.
Uma exposição decorre já há duas semanas no centro comercial Arrábida Shopping, de Vila Nova de Gaia, para apelar à generosidade. No entanto, o interesse dos visitantes não é grande e o peditório do WWF está de caixa quase vazia.
Quem quiser ajudar o projecto que pretende salvar o lince ibérico ainda o pode fazer até 7 de Março.
O mais antigo dos grandes felinos vive na vegetação densa da floresta mediterrânica, no sudoeste de Espanha e Portugal, só que a espécie está em vias de extinção e pode mesmo desaparecer em apenas 10 anos. Estradas, barragens, caçadas ilegais, abate de floresta contribuem para ameaçar o lince ibérico.
Actualmente não há mais de 100 linces ibéricos. O "tigre da Europa", como também é conhecido, é mesmo o felino mais ameaçado do mundo.
"O que existe neste momento é no centro da reprodução em cativeiro no sudoeste de Espanha, que tem cerca de uma dúzia de animais e em que se pretende reproduzir crias de lince em cativeiro. Isto nunca foi feito, ou seja, se acontecer será a primeira vez. Estamos com algum optimismo mas se acontecesse seria uma coisa absolutamente inédita", explicou Eduardo Gonçalves, do SOS Lince.
O "tigre da Europa" nunca ataca o homem e só mesmo em situações extremas pode ameaçar um animal doméstico.
In:
Sic Online




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com