sexta-feira, março 11, 2005

 

Codex Sinaiticus digitalizado

Será que é desta que ficaremos a saber mais alguma coisita?
Para os interessados no assunto podem sempre aceder ao Bible Research

A Biblioteca Britânica de Londres apresentou hoje um acordo histórico para unificar e digitalizar o Codex Sinaiticus, o manuscrito da Bíblia mais antigo do mundo. Actualmente está repartido entre várias bibliotecas do Egipto, Rússia, Alemanha e Reino Unido.
O códice data do século IV, quando o cristianismo estava a estender-se pelo imperador Constantino, e durante vários séculos permaneceu no Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai.
No século XIX, o manuscrito, escrito em grego, dividiu-se e foi repartido entre aquele mosteiro, a Biblioteca Britânica, a Biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha, e a Biblioteca Nacional da Rússia, em St Petersburgo.
O arcebispo de Santa Catarina, Damianos del Sinai, os directores da biblioteca alemã, Ekkehard Henschke, da biblioteca russa, Alexander Bukreyev, e o da biblioteca britânica, Lynne Brindley, firmaram hoje em Londres um documento que visa a reunificação do Códice que será feito com tecnologia digital.
O formato digital do Codex Sinaiticus permitirá dar a conhecer melhor as mensagens da Bíblia, voltar a interpretar os textos e traduzi-los para alemão, espanhol, inglês e grego moderno.
O projecto, que custará mais de um milhão de euros, deverá ficar pronto em quatro anos.
O arcebispo de Santa Catarina destacou a importância deste "acordo histórico" e expressou o desejo dos monges do mosteiro de reunificar o códice.
Além dos textos mais antigos do Antigo e Novo Testamento, o Códice contém outros textos cristãos do século I d.C..
In: Sic Online




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com