quarta-feira, março 30, 2005

 

Evolução da formulação de problemas matemáticos

Anos 60: Um agricultor vende uma saca de batatas por mil escudos. O custo de produção é de quatro quintos o preço da venda. Qual foi o seu lucro?
Anos 70: Um agricultor vende uma saca de batatas por mil escudos. O custo de produção é de quatro quintos o preço da venda, ou seja, 800 escudos. Qual foi o seu lucro?
Anos 70 (depois da chegada das matemáticas modernas): Um agricultor troca um conjunto P de batatas por um conjunto D de moedas. A cardinalidade do conjunto D é mil, e cada elemento de D vale uma unidade de escudos. Desenha mil pontos grandes, que representam os elementos de D. O conjunto C, dos custos de produção, é formado por menos 200 pontos grandes do que o conjunto D. Representa C como subconjunto de D e dá a resposta correcta à pergunta "qual é a cardinalidade do conjunto dos lucros?". (assinalar todos os pontos a vermelho)
Anos 80: Um agricultor vende uma saca de batatas por mil escudos. Os custos de produção são de 800 escudos e o lucro de 200. Sublinha a palavra "batatas" e discute-a com os teus colegas.
Anos 90: Um porku capitalista consegueinxustamente 200 paus por uma çaca de batatas. Hanaliza este teisto, procura errus de conteudo, gramatica e pontuassão e depois espreça o teo ponte vista sobre este metudo de ficar rico.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com