quinta-feira, março 10, 2005

 

Muito preocupante!!!



"Este estudo da Janssen Cilag revela-se muito preocupante, pois indica que se anda para ai a fazer sexo não protegido. A pílula do dia seguinte não serve de desculpa para se andar a fazer sexo às três pancadas, quer-se dizer parece que a única preocupação das jovens é não engravidar, e o resto, a SIDA e as outras doenças sexualmente transmissíveis (DST's) , aonde é que isso encaixa?
É imperativo que as DST's não sejam esquecidas pela população em geral, pois cada vez mais casos de SIDA aparecem não só em jovens mas como também em idosos, e desmitificar o facto de que só os homossexuais ou toxicodependentes é que tem mais probabilidades de a contrair, aliás a percentagem nesses grupos é cada vez mais baixa, verificando-se um aumento cada vez maior nos heterossexuais. Além que está cientificamente provado que a probabilidade de contaminação num único acto sexual é maior nas mulheres do que nos homens, portanto toca a usar sempre o preservativo, a noticía retirada de www.acores.net segue abaixo."

Image hosted by Photobucket.com
O estudo revela que jovens açorianas estão entre as que mais usam pílula do dia seguinte.
São as mulheres dos Açores, Madeira e Algarve, que mais recorrem à “pílula do dia seguinte” revela um estudo patrocinado pelo laboratório Janssen Cilag.
O estudo decorreu entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005, e envolveu cerca de 3 858 mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos, utilizando o método de entrevista directa.
O elevado recurso à contracepção oral de emergência pelas jovens dos 15 aos 19 anos acaba por ser o resultado mais surpreendente deste estudo com 20,6% das madeirenses a afirmarem ter tomado a pílula do dia seguinte, seguindo-se as algarvias com 19,4% das respostas, e as açorianas com 18,2%, o que faz destas três regiões líderes de tabela.
Enquanto que para o presidente das sociedades portuguesas de Ginecologia e de Medicina de Reprodução, Daniel Pereira da Silva esses valores não sejam favoráveis também não serão assim tão pessimistas, e "têm aspectos a valorizar, como o facto de se verificar que uma grande percentagem está informada sobre os vários métodos contraceptivos."
No entanto muitos profissionais da área da saúde admitem problemas na falta de informação sobre a sexualidade, apontando o dedo às escolas e às famílias.
Disponível como produto de venda livre pela quantia de 9,95 euros, a pílula de contracepção de emergência, NorLevo, apresenta-se numa embalagem com dois comprimidos com 0,750 mg de 0,750mg do progestagéneo, levonorgestrel.
A eficácia deste método de contracepção de emergência é tanto maior quanto mais rápida for a toma após uma relação sexual mal protegida ou não protegida. Sendo assim, os dois comprimidos devem ser tomados o mais cedo possível, de preferência nas 12 horas após a relação sexual mal protegida ou desprotegida até um máximo de 72 horas (3 dias) e pode ser tomado em qualquer altura do ciclo menstrual.
Após a utilização de Norlevo, recomenda-se a utilização de um método contraceptivo de barreira (preservativo, espermicida, diafragma...), em cada relação sexual que se tiver até ao próximo período menstrual.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com