sexta-feira, março 18, 2005

 

Noite de Gabo em Lisboa

Image hosted by Photobucket.com
Lisboa vive hoje a "noite de Gabo", com a recriação do universo de Gabriel García Márquez no Chiado e Bairro Alto, assinalando o lançamento do seu romance "Memória das minhas putas tristes".
A primeira edição deste romance terá uma tiragem de 75.000 exemplares, no que é "uma das maiores de sempre de um autor estrangeiro no mercado nacional", disse à agência Lusa fonte editorial.
A apresentação do romance, pelo embaixador colombiano em Lisboa, Plínio Apuleyo Mendonza, amigo de "Gabo" - nome pelo qual os amigos tratam Gabriel García Marquez -, na embaixada, pelas 19h00.
Segundo a mesma fonte, depois desta apresentação "está prevista a realização de uma grande festa entre o Chiado e o Bairro Alto, envolvendo 20 bares, cafés, restaurantes e livrarias, que durará até madrugada".
O ponto de partida do romance é o dia do 90 aniversário de um jornalista que "por inspiração", como escreve Gabriel García Marquez, decide que quer uma noite de amor com uma donzela.
Para Rosa Cabarcas, "dona de uma casa clandestina", o desejo do velho amigo, desaparecido da soleira da sua porta há 20 anos, era "impossível".
Mas à noite de amor celebrativa dos 90 anos, surgem as memórias de "sábio triste".
Gabriel García Márquez não publicava nenhum romance desde há dez anos, quando saiu "Notícia de um sequestro".
A primeira edição, em Espanha, de "Memórias das minhas putas tristes", foi de meio milhão de exemplares, tendo neste momento, segundo fonte editorial, vendido mais de um milhão de livros.
Este é, segundo Ricardo Machaqueiro, das Publicações Dom Quixote que chancelam o livro, "o livro importado com maior procura" o que justificou a tiragem de 75.000 exemplares.
In:
Sic Online



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com