quarta-feira, março 16, 2005

 

Relatório sobre terrorismo publicado online por engano


O New York Times noticiou hoje que uma versão provisória de um relatório de peritos norte-americanos, do Departamento da Segurança Interna, sobre os cenários terroristas mais plausíveis, foi difundido por engano num site do governo do Hawai.

Os cenários considerados prevêem atentados com bacilos do carbúnculo através de camiões armadilhados contra cinco cidades (mais de 13 mil mortos previstos), a explosão de um camião cisterna cheio de cloro (17500 mortos), a explosão de uma bomba "suja" (540 mortos imediatos e consequências económicas devastadoras) e a difusão da peste pulmonar nas casas de banho dos aeroportos, equipamentos desportivos e estações ferroviárias (2500 mortos).O Departamento de Segurança Interna afirma não dispor de informações sobre a eventual preparação dos atentados. O objectivo do documento é apenas determinar o que pode ser feito pelas agências governamentais para evitar os ataques ou, caso não seja possível, para lhes responder. O relatório não aborda os riscos de outros ataques já estudados, como o desvio de aviões, concentrando-se nas ameaças consideradas mais plausíveis ou devastadoras para as quais convém estar preparado. O documento servirá também para determinar a distribuição dos fundos afectados às medidas antiterroristas.

A guerra tem evoluído ao longo da história, desde os épicos da luta dos bravos guerreiros, passando pela guerra nuclear, e hoje temos o terrorismo que é muito próximo daquilo que poderá ser a guerra do novo milénio. A principal arma é a intimidação que é altamente eficaz pois destrói aquilo que as sociedades capitalistas têm de mais valioso, a segurança. Um exemplo que ilustra muitíssimo bem a estratégia deste terrorismo internacional emergente, foi o caso do Bacillus anthracis disseminado através do correio, que deixou a população mundial completamente em pânico à custa da sugestão duma guerra biológica iminente. No entanto, as análises ao pó branco que apareceu nas cartas revelaram as coisas mais mirabolantes, e na sua maioria perfeitamente inócuas. O requinte de malvadez foi ao ponto do microrganismo escolhido, ter sido o mesmo que Robert Koch utilizou nos seus estudos que conduziram ao enunciado dos primeiros postulados da microbiologia. O bacilo do carbúnculo que se prevê ser utilizado no atentado através de camiões armadilhados, é exactamente o Bacillus anthracis. O pó branco está de volta!



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com