segunda-feira, maio 02, 2005

 

Porque ontem foi dia da Mãe ou o dia do início da época das touradas à corda

Pois aqui na Terceira o dia 1 de Maio é o início da festa rija, das touradas à corda. Começa a folia, normalmente as touradas começam às 18 horas, ruas cheias de gente empoleirada nos muros, tascas ambulantes em todos os sitios e uns homenzinhos com cestos que vendem candilos (chocolates), pinotes (amendoins) e outras delicateses tipicas deste tipo de evento.
Image hosted by Photobucket.com

A tradição das touradas na Terceira remonta ao séc. XVI, quer pela abundância do gado nessa época - mais de 100 000 cabeças, dizem os cronistas quer pela origem dos primeiros povoadores de províncias com tradição tauromáquica e a posterior presença castelhana. Justifica-se, assim, que as touradas tivessem permanecido na Terceira, única ilha dos Açores onde se realizam, durante séculos, e utilizem uma técnica perfeitamente adaptada às condicionantes locais, à perícia dos lidadores e ao gosto da população. Trata-se das sempre alegres e movimentadas "touradas à corda", em que o touro tem os seus movimentos condicionados por uma corda, segura por um grupo de homens, antigamente chamados de "mascarados da corda". O touro, criado nas pastagens do centro da ilha e escolhido por saber seguir o vulto e ser matreiro, é embalado e largado nas ruas da freguesia, que nesse dia têm todas as janelas e varandas apinhadas de gente. Estralejam os foguetes e imediatamente começa os passes mais ou menos felizes que se destaca a já célebre "sorte do guarda-sol", que consiste em abri-lo subitamente frente à rês e esquivar a cornada, enquanto o touro persegue os seus contendores e os homens de corda moderam o seu ímpeto, quando não são arrastados, ou, deliberadamente, dão-lhe um pouco mais de liberdade para animar o espectáculo. A "tourada à corda" tem evoluído com a passagem do tempo, e uma das suas mais recentes manifestações - já com quarenta anos, pelo menos - são as touradas à beira-mar, nas praias e varadouros de barcos, em que todos, incluindo o touro, tomam repetidos banhos de água salgada entre as gargalhadas, os gritos e os assobios dos espectadores.

Ontem não assisti a nenhuma mas estive no chamado "quinto toiro", uma almoçarada tarde dentro, o dia estava espectacular, muito sol, foi fantástico, mas isso foi ontem, porque hoje "just another maniac monday".



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com